Artigos

 
 
 
 
Entenda o que é a Rinoplastia
 
 
 
17 de dezembro de 2019
 

Rinoplastia

 
Rinoplastia é a cirurgia plástica para a correção das imperfeições estéticas e funcionais do nariz. O procedimento proporciona diversas possibilidades como: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea.

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz ou quem tem algum problema funcional como desvio de septo, por exemplo. Ela pode ser feita a partir dos 17 anos, idade em que o desenvolvimento facial já está concluído. O novo formato do nariz será baseado na proporção e na simetria facial, levando-se em conta também o desejo do paciente.
 
 
 
 

Antes do procedimento

Além dos exames que normalmente são necessários antes de qualquer procedimento cirúrgico, o médico pode pedir algum exame de imagem para avaliar a estrutura nasal. Após a realização de todos os exames e determinação dos detalhes da cirurgia, para o procedimento é preciso que sejam tomados alguns cuidados:
  • Jejum de oito horas;
  • Suspensão por no mínimo sete dias do uso de anticoagulante;
  • Suspensão do fumo, caso o paciente seja fumante;
  • O consumo de bebidas alcoólicas deve ser suspenso pelo menos 4 dias antes do dia do procedimento.

Pós-operatório

Os curativos são mantidos por 15 dias e durante a primeira semana após a cirurgia a respiração pelo nariz fica dificultada, além do inchaço que se difere de paciente para paciente. Na primeira semana o paciente deve comer alimentos mais pastosos, evitando alimentos duros e que exigem esforço para mastigar.

O repouso deve ser maior nos primeiros sete dias e moderado até o décimo quinto dia. Depois deste período já é possível voltar às atividades normais, evitando-se porém, esforços físicos exagerados, que só devem voltar a ocorrer após dois meses.

As cicatrizes da rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis, já que as incisões são feitas em locais de pouca exposição. Após o período de 30 dias já é possível perceber parcialmente o resultado, uma vez que o resultado definitivo pode durar até mais de um ano para ser obtido.

É fundamental para o sucesso do procedimento que o paciente consulte um médico qualificado e habilitado a realizar a cirurgia. Além disso, o bom relacionamento com o seu médico dará maior segurança a você e liberdade para tirar todas as suas dúvidas.

Já é paciente do Dr. Wellington Roberto? Avalie seu atendimento no Google.

Dr. Wellington Roberto é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Avalie o atendimento do Dr. Wellington Roberto no Doctoralia.

Agende sua consulta com o Dr. Wellington Roberto.
 
 
 
 
Preenchimento facial
 
 
 
17 de dezembro de 2019
 

Mamoplastia

 
A mamoplastia de aumento utiliza próteses de silicone para dar volume às mamas, tanto de pacientes que tenham os seios pequenos, como pacientes que fizeram mastectomia e precisam da reconstrução mamária. Além disso, pacientes que tiveram perda de peso significativa, perdendo volume mamário, podem também recorrer ao procedimento. O procedimento não corrige quedas significativas dos seios. Para ter um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo da mamoplastia de aumento.
 
 
 
 

Para quem é indicada

O procedimento é ideal para quem deseja aumentar o volume das mamas, estando fisicamente saudável, tendo expectativas realistas sobre os resultados do procedimento e tendo os seios totalmente desenvolvidos, o que ocorre por volta dos 18 anos.

Além disso, mulheres nas quais as mamas não se desenvolveram normalmente, que passaram por uma mastectomia, ou tiveram perda de volume após a gravidez, emagrecimento ou envelhecimento, podem recorrer à mamoplastia de aumento.

Antes da cirurgia

Antes do procedimento ocorrer é necessário que você passe por uma avaliação. Essa consulta será fundamental para todo o procedimento, pois é onde você apresenta as suas expectativas para o cirurgião, que irá equilibra-las com as possibilidades que o procedimento pode lhe proporcionar. Somando-se a isso, este é um momento no qual você poderá tirar todas as suas dúvidas, saber sobre posicionamento da prótese, tamanho ideal para o seu caso e receber recomendações do seu médico, que irão incluir:
  • Realização de exames
  • Ajustar o uso de medicamentos
  • Parar de fumar com bastante antecedência

Será preciso que junto ao seu cirurgião, os detalhes do seu procedimento sejam resolvidos e por isso a importância de se ter expectativas realistas, pois o cirurgião não fará planos com base nos resultados vistos em outra pessoa, mas nas suas medidas, necessidades e possibilidades.

Quais os cuidados?

Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso do procedimento. É muito importante que o paciente no período de recuperação não levante os braços, não pegue peso, não faça movimentos bruscos na região, durma sempre de barriga para cima, utilize o sutiã cirúrgico e não dirija. Após a realização do procedimento todos os cuidados serão determinantes para o resultado final da mamoplastia de aumento.

Após decidir colocar silicone nos seios é preciso consultar um cirurgião plástico de confiança para realizar o procedimento, dando assim a segurança necessária para que você possa realizar a cirurgia com tranquilidade.

Já é paciente do Dr. Wellington Roberto? Avalie seu atendimento no Google.

Dr. Wellington Roberto é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Avalie o atendimento do Dr. Wellington Roberto no Doctoralia.

Agende sua consulta com o Dr. Wellington Roberto.
 
 
 
 
Dúvidas sobre Lifting de Sobrancelha
 
 
 
30 de abril de 2019
 

Lifting de Sobrancelhas

 
As sobrancelhas protegem os olhos de partículas de poeira e suor, além de conferirem uma melhor expressão facial, realçando o olhar. No entanto, alguns fatores como envelhecimento, genética e exposição solar podem causar um deslocamento inferior dos supercílios, fazendo-a cair sobre os olhos e deixando o rosto com aspecto de cansado e envelhecido.

O que é o lifting de sobrancelhas?

É uma cirurgia plástica que eleva e reposiciona os supercílios, levantando as sobrancelhas. Além de reposicionar os supercílios, o procedimento pode também suavizar rugas frontais.
 
 
 
 

Para quem é indicado o lifting de sobrancelhas?

Para pacientes que apresentam ptose dos supercílios, devidamente avaliados por um Cirurgião Plástico qualificado.

Como é feita a cirurgia de lifting de sobrancelhas?

A anestesia a ser aplicada poderá ser local, geral ou com sedação, a depender da avaliação do Cirurgião Plástico, do médico anestesiologista e das considerações do próprio paciente. O procedimento de lifting de sobrancelhas pode diferir quanto às suas técnicas e vias de acesso. Pode ser realizado, por exemplo, com ou sem o suporte de um aparelho de vídeo (vídeoendoscopia). A via de acesso pode ser através de incisões no couro cabeludo ou utilizando o acesso palpebral superior para reposicionar os supercílios. Podem ser feitos também o reposicionamento dos tecidos muscular e da pele, além da resseção destes tecidos. Outras vias de acesso incluem incisões nas têmporas, ou nas dobras naturais das pálpebras superiores.

Quais os cuidados pós-operatórios?

Após a cirurgia, o paciente receberá curativos no local operado que devem ser devidamente trocados, conforme orientação médica. Um dreno também pode ser colocado para evitar o acúmulo de líquido durante o processo de cicatrização. É esperado que a região operada fique avermelhada e com inchaço (edema). Podem ser utilizadas compressas frias para reduzir o inchaço e a dor poderá ser aliviada com analgésicos prescritos pelo médico. O inchaço e algumas manchas roxas desaparecerão com as semanas. É muito importante que o paciente retorne ao consultório do cirurgião plástico para uma reavaliação.

Atividades e esforços físicos devem ser evitados, além da exposição ao sol, porque prejudicam o processo de cicatrização. Lembre-se de que resultado positivo depende da técnica escolhida e também dos cuidados pós-operatórios.
 
 
 
 
Preenchimento facial
 
 
 
4 de abril de 2019
 

Existe idade ideal para se realizar um preenchimento facial?

 
O envelhecimento é um processo dinâmico, contínuo e traz consigo diversos sinais. No que diz respeito à aparência do rosto, podemos citar como sinais claros do envelhecimento o surgimento de rugas, olheiras e linhas de expressão.
 
 
 
 

O preenchimento facial é considerado um procedimento minimamente invasivo, que pode ser realizado pelos cirurgiões plásticos com o objetivo de proporcionar à face de homens e mulheres um verdadeiro rejuvenescimento. A substância mais conhecida para realizar o preenchimento é o ácido hialurônico.

O procedimento com ácido hialurônico é capaz de reduzir as rugas que aparecem mesmo quando não movimentamos os músculos do rosto. Além disso, pode reduzir olheiras e aumentar o volume da face e dos lábios, contribuindo para o que chamamos de harmonização facial.

A dúvida de muitas pessoas é sobre qual é a idade adequada para se fazer o preenchimento facial. Existe, afinal, uma idade adequada para ser submetido a este procedimento? A resposta é que depende de qual é a queixa do paciente. Cada faixa etária possui um tratamento com preenchimento facial que é mais adequado para ela.

Aos 20 anos, o preenchimento pode ser recomendado para dar volume na região das olheiras e dos lábios mais finos. Aos 30 anos, quando os sinais de envelhecimento já começam a surgir, as injeções com ácido hialurônico também podem ser usadas na suavização de rugas e linhas de expressão, como o popular “bigode chinês”, ao redor dos lábios, que já fica mais evidente. O preenchimento facial também pode ser feito para proporcionar um melhor contorno corporal nessa idade. Aos 40 anos, os sinais de envelhecimento já estão mais evidentes e há maior perda de colágeno e elastina pela pele, causando a flacidez. O volume do rosto, inclusive dos lábios, é reduzido nessa idade. O preenchimento devolve à face o volume perdido em regiões como as maçãs do rosto, além de suavizar rugas mais profundas ao redor dos olhos, boca e bochechas. A aplicação de preenchimento facial é um processo contínuo, haja visto que, com o tempo, o organismo absorve o ácido hialurônico e é preciso repô-lo. O número de aplicações em cada sessão depende de cada paciente e de suas necessidades. É preciso, no entanto, saber dosar bem, sem exageros, para proporcionar um resultado o mais harmônico e natural possível. O cirurgião plástico é um dos profissionais mais capacitados para aplicação de preenchimento facial, fazendo uma avaliação global da face do paciente para lhe proporcionar o melhor resultado. Não deixe de consultar esse especialista caso esteja considerando tratar as rugas, linhas de expressão ou dar mais volume ao seu rosto!
 
 
 
 
Gordura localizada
 
 
 
3 de março de 2017
 

Malha bastante, mas aquela gordurinha localizada não desaparece?

 
A gordura localizada é uma queixa bastante comum relatada pelas pacientes no consultório. Algumas pessoas praticam atividades físicas regularmente, têm uma alimentação balanceada, mas mesmo assim se queixam de não conseguir perder algumas medidas corporais e, principalmente, algumas “gordurinhas localizadas”, deixando-as insatisfeitas com seu corpo e piorando sua qualidade de vida.
 
 
 
 

É comum que certas pessoas possam apresentar acúmulos de gordura mais em algumas regiões do corpo em detrimento de outras e que mesmo com dietas e exercícios físicos, estes acúmulos sejam difíceis de desaparecer.
Para estas pessoas, a Lipoaspiração ou a Lipoescultura (técnica que utiliza a gordura lipoaspirada do próprio paciente para esculpir, prencher ou melhorar áreas do corpo que estão em desarmonia com o contorno corporal) são muito bem indicadas. Através da Lipoaspiração e da Lipoescultura pode-se retirar o excesso de gordura de várias regiões do corpo como abdomen, coxas, culotes, costas, braços e glúteos, e modelá-las para a obtenção de um contorno corporal mais adequado à paciente, deixando-o mais belo e mais harmônico.
 
 
 
 
Recomendações sobre cirurgia nas mamas
 
 
 
3 de março de 2017
 

Está descontente com suas mamas? Acha que são pequenas e caídas?

 

A mama feminina é o símbolo de feminilidade, maternidade e sexualidade.

Desse modo, o descontentamento da mulher com suas mamas pode ser causa de grandes transtornos psicossociais, influenciando bastante sua auto-estima e sua qualidade de vida. Com a globalização houve grande influência das culturas norte-americana e européia na América do Sul, em todos os sentidos, não sendo diferente em relação à beleza.

Assim sendo, as mulheres da América do Sul e, principalmente, as brasileiras, também passaram a valorizar as mamas grandes e volumosas, fazendo da Mamoplastia de Aumento com implantes mamários de silicone, uma das cirurgias plásticas mais realizadas no país.
 
 
 
 

Esta cirurgia é procurada basicamente por dois grupos de mulheres. O primeiro grupo compreende mulheres mais jovens, solteiras, fisicamente muito ativas e que ainda não tiveram filhos. Já o segundo grupo, consiste de mulheres um pouco mais velhas, casadas, que já tiveram filhos e que se queixam da perda do tamanho, do volume e do preenchimento das mamas que pode ocorrer após a gestação e amamentação. Seja qual for o grupo envolvido, ocorre insatisfação em relação ao formato e ao volume das mamas, referindo que as mamas são de pequeno volume e caídas.

Para pacientes com estas queixas citadas anteriormente, a Mamoplastia de Aumento com implantes mamários de silicone pode restaurar e melhorar o aspecto global de suas mamas, deixando-as maiores, mais firmes, mais preenchidas e mais belas, conferindo um aspecto mais harmônico das mamas em relação ao corpo e à fase da mulher.
 
 
 
 
Barriguinha
 
 
 
3 de março de 2017
 

Está incomodada com “aquela” barriguinha?

 
Saiba que a região abdominal é uma das regiões do corpo mais requisitadas para tratamento com procedimentos de cirurgia plástica.

É bastante comum, principalmente após grandes mudanças de peso ou após a gravidez, que as pessoas sintam-se incomodadas com a região abdominal e procurem o cirurgião plástico para melhorar o aspecto desta região, ainda mais em países como o Brasil, onde é grande a sua exposição decorrente de atividades físicas, praias, etc.
 
 
 
 

A região abdominal apresenta três componentes básicos que podem ser afetados após grandes alterações do peso ou após as gestações, que são pele, gordura subcutânea e musculatura abdominal, ou seja, pode ocorrer um excesso e uma flacidez da pele do abdômen, um aumento da gordura subcutânea abdominal e um “afrouxamento” da musculatura da região abdominal, deixando o abdômen com uma aparência globosa, volumosa, desagradável e difícil de ser corrigida apenas com dietas e exercícios físicos, por exemplo.

Assim sendo, procedimentos cirúrgicos como a Abdominoplastia e a Lipoabdominoplastia, podem melhorar e muito o aspecto estético do abdômen de pessoas que apresentam as alterações mencionadas anteriormente, uma vez que através destes procedimentos retiram-se os excessos de pele e de gordura subcutânea do abdômen e corrigem-se a “fraqueza” e o “afrouxamento”da musculatura do abdômen, podendo também ser associados a outros procedimentos no mesmo ato cirúrgico, como a Lipoaspiração e a Lipoescultura, conferindo um aspecto ainda melhor não só do abdômen, mas também de todo o contorno corporal como um todo, deixando-o mais belo e mais harmônico.
 
 
 
 
Bichectomima
 
 
 
11 de janeiro de 2017
 

Incômodo com as bochechas?

 
A Bichectomia é uma cirurgia que retira a Bola de Bichat, tecido gorduroso da boca que se localiza no lado do rosto, na região das bochechas. Procedimento relativamente simples com duração de 1 hora, podendo ser realizado com anestesias local ou geral. A retirada das bolsas de gordura é feita por meio de 2 cortes na parte interna da boca, de aproximadamente 1 cm em cada lado.
 
 
 
 
 
 
 
Escolha um bom cirurgião plástico
 
 
 
8 de agosto de 2016
 

Você sabe como escolher um cirurgião plástico?

 
O sucesso de uma Cirurgia Plástica começa na escolha de um cirurgião de confiança. Um indicativo para uma escolha segura é optar por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Assim, você tem a garantia de que seu cirurgião:
  • Completou um treinamento em cirurgia de, no mínimo, cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica.
  • É um profissional treinado, preparado e submetido a um código estrito de ética.
  • Realiza todos os procedimentos em instalações médicas credenciadas.
 
 
 
 
 
 
 
Ácido Hialurônico no combate as rugas
 
 
 
8 de agosto de 2016
 

Ácido Hialurônico combate as rugas?

 
O Ácido Hialurônico (AH) vem sendo cada vez mais utilizado como uma ótima opção para o tratamento de rugas, vincos e perda de volume facial. O AH é uma substância produzida pelo próprio corpo. Ele colabora para a retenção de água nas células cutâneas, garantindo hidratação e, por consequência, o viço e a beleza da pele.

Os efeitos positivos do uso do AH aparecem rapidamente. Ele preenche o espaço entre as células, melhorando as rugas e a hidratação da pele.
 
 
 
 
 
 
 
Escolha um bom cirurgião plástico
 
 
 
8 de agosto de 2016
 

Qual a vida útil de um implante?

 
Os implantes mamários utilizados atualmente têm vida útil de até 20 anos. São produzidos com gel de silicone e revestimento resistente, o que conferem longa vida útil. Mas, claro, não são eternos. O cirurgião plástico é quem pode conversar com você e passar todos os detalhes sobre implantes de silicone.